top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr Daniel Hortiz

10 condições e doenças ligadas à Obesidade




Obesidade é um termo que significa que você tem um índice de massa corporal (IMC) de 30 ou mais. Isso faz com que você tenha mais chances de ter doenças, incluindo:

  • Doenças cardíacas e derrame

  • Pressão alta

  • Diabetes

  • Alguns cânceres

  • Osteoartrose

  • Gota

  • Problemas respiratórios, como apneia do sono (quando uma pessoa para de respirar por episódios curtos durante o sono) e asma

Nem todo mundo que é obeso tem esses problemas. O risco aumenta se você tiver um histórico familiar de uma dessas condições.

Além disso, onde seu peso está pode importar. Se é principalmente em torno de seu abdome (corpo em formato de "maçã"), que pode ser mais arriscado do que se você tem uma forma de "pera", o que significa que seu peso extra está principalmente em torno de seus quadris e nádegas.

Aqui está um olhar mais atento para sete condições que estão ligadas à obesidade ou sobrepeso.


Doenças Cardíacas e Acidente Vascular Cerebral (AVC)


Peso extra faz com que você tenha mais chances de ter pressão alta e colesterol alto. Ambas as condições tornam doenças cardíacas ou derrame mais prováveis.

A boa notícia é que perder uma pequena quantidade de peso pode reduzir suas chances de desenvolver doenças cardíacas ou um derrame. Perder ainda mais peso tem se mostrado para diminuir ainda mais o risco.


Diabetes tipo 2


A maioria das pessoas que têm diabetes tipo 2 estão acima do peso ou obesas. Você pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 perdendo peso, comendo uma dieta equilibrada, sono adequado e se exercitando mais.

Se você tem diabetes tipo 2, perder peso e se tornar mais ativo fisicamente pode ajudar a controlar seus níveis de açúcar no sangue. Tornar-se mais ativo também pode reduzir sua necessidade de medicação para diabetes.



Os cânceres de cólon, mama (após a menopausa), endométrio (o revestimento do útero), rim e esôfago estão ligados à obesidade. Alguns estudos também relataram ligações entre obesidade e cânceres da vesícula biliar, ovários e pâncreas.



Doença da vesícula biliar e cálculos biliares são mais comuns se você estiver acima do peso.

Ironicamente, a perda de peso em si, particularmente a perda rápida de peso ou a perda de uma grande quantidade de peso, pode torná-lo mais propenso a desenvolver cálculos biliares. Perder peso a uma taxa de cerca de 500 gramas por semana é menos provável que cause cálculos biliares.


Osteoartrose


A osteoartrite é uma condição articular comum que afeta mais frequentemente o joelho, quadril ou costas. Carregar quilos extras coloca pressão extra sobre essas articulações e desgasta a cartilagem (tecido que amortece as articulações) que normalmente as protege.

A perda de peso pode aliviar o estresse nos joelhos, quadris e lombar e pode melhorar os sintomas da osteoartrite.


Gota


Gota é uma doença que afeta as articulações. Acontece quando você tem muito ácido úrico no sangue. O ácido úrico extra pode formar cristais que se depositam nas articulações.

Gota é mais comum em pessoas com excesso de peso. Quanto mais você pesa, maior a probabilidade de obter gota.

A curto prazo, mudanças bruscas de peso podem levar a um surto de gota. Se você tem um histórico de gota, verifique com o seu médico a melhor maneira de perder peso.


Apneia do sono


Apneia do sono é uma condição respiratória que está ligada ao excesso de peso.

A apneia do sono pode fazer com que uma pessoa ronque fortemente e pare brevemente de respirar durante o sono. A apneia do sono pode causar sonolência diurna e tornar as doenças cardíacas e derrame mais prováveis.

A perda de peso muitas vezes melhora a apneia do sono.


62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page