refluxo-1610377795460_v2_1254x836.jpg

REFLUXO

Trata-se de uma condição na qual o alimento ou o líquido ingerido não segue o seu fluxo normal no sistema digestivo e retorna do estômago para o esôfago, causando irritação, azia e queimação, lesionando o órgão.

Quando nos alimentamos, a comida passa pela boca e faringe, desce pelo esôfago e chega ao estômago. Na junção entre esses dois últimos órgãos, há o esfíncter. O esfíncter é uma válvula que se abre para que os alimentos possam sair do esôfago e entrar no estômago.

Para evitar que o suco gástrico entre no esôfago, essa válvula se fecha imediatamente após a passagem dos alimentos. Se o esfíncter não se fechar corretamente, o suco gástrico, os alimentos e os líquidos retornam para o esôfago, causando o problema

A melhor alternativa de tratamento para o refluxo é a utilização de medicamentos inibidores da bomba de prótons, que reduzem a produção do suco gástrico, ou dos bloqueadores de histamina -2. 

Além disso, o profissional de saúde também pode indicar a necessidade do paciente mudar os seus hábitos alimentares e também o uso de fármacos para acelerar o esvaziamento gástrico ou para reduzir a quantidade de ácidos no estômago.

Ainda, o tratamento cirúrgico só é indicado para quem não obteve uma resposta satisfatória com o uso dos medicamentos. Nesses casos, realiza-se a fundoplicatura, um procedimento minimamente invasivo.