HÉRNIAS DA PAREDE ABDOMINAL
(INGUINAL, UMBILICAL, EPIGÁSTRICA)

O que é cirurgia de hérnia (cirurgia de correção de hérnia)?

A cirurgia é o tratamento mais comum para uma hérnia . Na hérnia, um órgão atravessa o músculo ou a parede do tecido que o sustenta. A maioria das hérnias se forma no abdômen ou na virilha. A cirurgia de hérnia permite que o cirurgião empurre o órgão e o tecido herniado de volta ao lugar e reforce a barreira que o mantém ali usando pontos ou malha cirúrgica.

Outro nome para cirurgia de hérnia é herniorrafia.

Quem precisa de reparo de hérnia?

Nem todas as hérnias requerem tratamento

imediato, mas a maioria eventualmente o faz,

pois geralmente pioram com o tempo. As hérnias

podem criar protuberâncias onde o tecido interno

pressiona para fora através de uma ruptura ou lacuna

em um músculo ou parede de tecido. Eles também

podem causar sintomas desagradáveis, como pressão,

desconforto ou dor. Dependendo da localização da

hérnia, ela pode afetar outros órgãos e causar

complicações.

Por exemplo, no homem, uma hérnia pode

passar pela parede muscular e chegar ao escroto,

causando inchaço, dor durante o sexo ou outros problemas.

Se uma hérnia causar sintomas ou colocar você em risco de complicações, você pode precisar de cirurgia.

Quais são os tipos de cirurgia de hérnia?

Os principais tipos de cirurgia para hérnia são:

• Cirurgia aberta (tradicional) de reparo de hérnia : um cirurgião faz uma única incisão (corte) que permite operar o tecido herniado. Eles colocam os órgãos e tecidos de volta no lugar e usam instrumentos cirúrgicos para costurar o tecido novamente e torná-lo mais forte. Os cirurgiões costumam usar tela cirúrgica para reforçar o tecido.

• Cirurgia laparoscópica de reparo de hérnia : Durante a laparoscopia , ou “cirurgia laparoscópica”, seu cirurgião usa vários pequenos cortes (geralmente três ou quatro) para operar. Seu cirurgião insere um tubo fino com uma pequena câmera de vídeo (laparoscópio) que projeta imagens de seu interior em uma tela. Eles inserem instrumentos cirúrgicos nas outras incisões que permitem reparar a hérnia.

Como devo me preparar para este procedimento?

Seu médico determinará se você é candidato à cirurgia de hérnia. Se estiver, eles determinarão que tipo de cirurgia é melhor.

A preparação envolve:

• Avaliação do seu histórico médico, incluindo se você está grávida .

• Avaliação dos seus medicamentos, incluindo ervas e suplementos que você está tomando.

• Solicitar exames de sangue ou imagens para garantir que você está saudável o suficiente para a cirurgia.

• Fornecendo instruções para preparar. Por exemplo, pode ser solicitado que você pare de tomar anticoagulantes , como aspirina. Você também pode precisar jejuar antes da cirurgia.

Você também precisará providenciar para que alguém o leve para casa após a cirurgia.

O que acontece durante a cirurgia de correção de hérnia?

O processo específico depende da cirurgia que você precisa – aberta, laparoscópica ou robótica. Geralmente, é assim:

1. Você receberá medicamentos que previnem a dor. Provavelmente, você precisará de anestesia geral para dormir durante a cirurgia laparoscópica. Para cirurgias abertas, pode ser necessária apenas anestesia local ou regional. Você estará acordado para a cirurgia, mas não sentirá nenhuma sensação na área onde o cirurgião está operando.

2. O cirurgião faz um único corte (vários centímetros de comprimento) para cirurgia aberta ou vários cortes pequenos (geralmente três ou quatro, não maiores que 1,5 centímetros) para cirurgia laparoscópica.

3. Eles posicionarão o tecido herniado de volta no lugar e repararão o tecido circundante enfraquecido. Eles podem suturar tecido saudável para criar uma barreira forte. Eles também costumam usar tela cirúrgica, que fornece suporte extra para evitar o retorno (recorrência) da hérnia.

4. O cirurgião suturará as incisões novamente e fará um curativo nas feridas.

Quanto tempo leva uma cirurgia de hérnia?

A cirurgia de hérnia pode levar apenas 30 minutos para reparos simples e até cinco horas para reparos mais complexos. Depende da sua hérnia e do tipo de cirurgia que você precisa. Geralmente, o reparo da cirurgia robótica leva mais tempo do que a cirurgia de hérnia aberta ou laparoscópica.

Quão dolorosa é a cirurgia de correção de hérnia?

Você não sentirá nenhuma dor sob anestesia geral porque estará dormindo. Se você estiver acordado e recebendo anestesia local, seu médico poderá perguntar se você sente algum desconforto. Deixe-os saber como você está se sentindo para que possam garantir que a cirurgia será sem dor.

Seu médico trabalhará com você para controlar a dor durante a recuperação. Por exemplo, você pode precisar de analgésicos para controlar a dor por vários dias até algumas semanas após a cirurgia.

O que acontece após esse procedimento?

Pode ser necessário passar a noite no hospital por uma ou duas noites para reparos de hérnia mais complexos.

Você acordará em uma sala de recuperação, onde sua equipe médica monitorará seus sinais vitais. Geralmente leva algumas horas para recuperar os sentidos após a anestesia.

Peça a alguém que o leve para casa e planeje descansar nas primeiras 24 horas depois. Você deve ser capaz de realizar atividades básicas, como caminhar, mas deve ter calma no primeiro dia.

Cirurgia de hernia por video