Cópia-de-Blog-Nalini-24_edited.jpg

HÉRNIAS DA PAREDE ABDOMINAL

(INGUINAL, UMBILICAL, EPIGÁSTRICA)

Hérnia é uma protuberância de algum órgão interno que pode aparecer em locais do corpo como umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna. Isso significa que ocorreu um rompimento parcial ou total de um tecido e houve o deslocamento de um órgão por meio dessa abertura ou fraqueza anormal.

A Hérnia Inguinal, em específico, surge na região da virilha, entre a coxa e a parte inferior do abdômen, como um abaulamento ou crescimento. Essa hérnia é percebida de imediato pelo volume que causa na região, sendo que nos homens ela pode se estender até os testículos, a chamada hérnia inguinoescrotal. Apesar de ser mais frequente no sexo masculino, a doença também pode aparecer nas mulheres, na mesma região. 

O tratamento para hérnia inguinal é cirúrgico e pode ser realizado por videolaparoscopia, com rápida recuperação e retorno precoce às atividades físicas.⠀Na grande maioria dos casos, a cirurgia é o único tratamento indicado para esse tipo de patologia.

Sou cirurgião digestivo e atuo em João Pessoa (Paraíba), realizando tratamento de hérnias inguinais, umbilicais, epigástricas e outras de forma minimamente invasiva.