CÁLCULOS NA VESÍCULA

Colecistectomia (remoção da vesícula biliar)

Você pode precisar fazer uma colecistectomia, cirurgia para remover a vesícula biliar, se tiver uma doença crônica ou persistente da vesícula biliar. Os cálculos biliares são o motivo mais comum. Se você tiver um, estará em boa companhia. É um dos procedimentos mais comuns realizados em todo o mundo. Atualmente é realizado como procedimento laparoscópico.

Visão geral

O que é uma colecistectomia?

A colecistectomia é um procedimento cirúrgico para

remover a vesícula biliar – o órgão pequeno e oco que

armazena a bile para o sistema digestivo . A cirurgia

deremoção da vesícula biliar é um tratamento comum

para muitos tipos de doenças da vesícula biliar . Isso

ocorre porque as desvantagens de remover a vesícula

biliar são geralmente menores do que as das doenças

que ela trata. Você pode viver uma vida saudável sem

vesícula biliar.

A colecistectomia é uma cirurgia de grande porte?

A colecistectomia é um procedimento comum com recuperação geralmente fácil. É também um dos primeiros procedimentos realizados rotineiramente com técnicas cirúrgicas minimamente invasivas . Estas técnicas, incluindo a cirurgia laparoscópica e a cirurgia robótica , utilizam incisões muito pequenas de 1 centímetro ou menos para minimizar o trauma, a dor e o tempo de recuperação. Embora uma operação aberta com uma incisão maior possa ocasionalmente ser necessária, a colecistectomia laparoscópica é hoje muito mais comum do que a cirurgia aberta.

Por que a colecistectomia é feita?

Você pode precisar de cirurgia de remoção da vesícula biliar se houver doença da vesícula biliar:

• Interfere na sua qualidade de vida.

• Representa riscos significativos para a sua saúde.

• Espera-se que continue e/ou piore.

Infelizmente, este é o caso da maioria das condições que podem afetar a vesícula biliar, incluindo:

Os cálculos biliares são o motivo mais comum para colecistectomia. Embora muitas pessoas vivam com cálculos biliares e nunca tenham problemas com eles, aqueles que têm problemas tendem a tê-los repetidamente. Um cálculo biliar que fica preso em qualquer parte do trato biliar pode bloquear o fluxo da bile, causando dor e doença. Pode bloquear a abertura da vesícula biliar, do ducto biliar comum ou do ducto pancreático.

Como posso saber se preciso remover minha vesícula biliar?

O sintoma mais comum e reconhecível da doença da vesícula biliar é a cólica biliar. É um padrão de dor no trato biliar (geralmente na parte superior direita do abdômen ) que ocorre em episódios, geralmente com náusea. A cólica biliar geralmente é um sinal precoce de doença biliar que pode piorar. Quando o fluxo biliar parar completamente, você sentirá uma dor intensa na vesícula biliar que não desaparecerá até que você receba atendimento médico.

Outros sinais de possível doença da vesícula biliar incluem:

Se você tiver algum desses sinais ou sintomas, seu médico irá examiná-lo e realizar os testes necessários para diagnosticar a causa.

Como a remoção da vesícula biliar afeta meu corpo?

A remoção da vesícula biliar altera a estrutura do trato biliar, o que afeta o funcionamento do sistema digestivo. A vesícula biliar geralmente armazena bile extra até que o intestino delgado precise dela. Ele se contrai para fornecer bile extra quando você tem uma refeição pesada para digerir. Após a colecistectomia, a bile simplesmente fluirá diretamente do fígado para o intestino delgado, onde é produzida, sem ser armazenada primeiro.

A maioria das pessoas passa por um período de adaptação temporário no sistema digestivo após a remoção da vesícula biliar. Durante o primeiro mês ou depois, você poderá ter mais dificuldade para digerir gorduras e refeições mais pesadas. Isto deve melhorar gradualmente ao longo do tempo. A maioria das pessoas consegue retomar uma dieta normal e saudável após a recuperação. Um pequeno número de pessoas desenvolve dificuldades digestivas a longo prazo, por razões pouco claras.

O que acontece antes de uma colecistectomia?

A colecistectomia costuma ser um procedimento eletivo, o que significa que você o fará antes que se torne urgentemente necessário. Seu médico explicará a natureza de sua condição e por que recomenda o procedimento, e você terá tempo para pensar sobre isso, escolher quando realizá-lo e se preparar. Em outras circunstâncias, a colecistectomia é um procedimento de emergência que ocorre sem muito tempo de espera.

Sua equipe de saúde irá:

• Certifique-se de que você está em condições adequadas para a cirurgia. Isso pode envolver exames de sangue e outros exames gerais de saúde. Se você não estiver bem o suficiente para a cirurgia, poderá realizar um procedimento alternativo, como uma colecistostomia . Você pode fazer uma colecistectomia mais tarde.

• Explique o procedimento e por que eles desejam fazê-lo. Eles pedirão seu consentimento informado . Eles informarão se estão planejando uma colecistectomia aberta ou laparoscópica, embora às vezes esse plano mude. Às vezes, um procedimento laparoscópico precisa ser convertido em cirurgia aberta.

• Planeje com antecedência, se possível. Se puderem agendar sua cirurgia com antecedência, pedirão que você se prepare, não fumando, não comendo e não tomando certos medicamentos nas horas anteriores. Esses preparativos ajudam a prevenir certas complicações cirúrgicas e tornam a cirurgia mais segura para você.

• Prepare você para a cirurgia. Quando você estiver pronto para a cirurgia, sua equipe instalará um acesso intravenoso em seu braço para administrar fluidos e medicamentos. Você receberá anestesia geral para o procedimento. Quando você estiver inconsciente, sua equipe instalará um tubo respiratório para ajudar a manter suas vias aéreas abertas.

O que acontece durante uma colecistectomia?

Durante uma colecistectomia laparoscópica, seu cirurgião irá:

• Fazer uma pequena incisão, de cerca de 1 centímetro (cm) de comprimento, perto do umbigo.

• Fazer três incisões adicionais, com cerca de 1 centímetro de comprimento, na parte superior direita do abdômen.

• Inserir um pequeno tubo em uma das incisões menores e bombeie gás dióxido de carbono através dele para inflar o abdômen. Isso ajuda a separar as paredes abdominais dos órgãos.

• Inserir o laparoscópio na incisão maior. O laparoscópio (uma câmera pequena e iluminada) projeta imagens em um monitor de vídeo acima da mesa cirúrgica.

• Usando o monitor de vídeo como guia, inserir instrumentos cirúrgicos estreitos através de uma ou duas incisões restantes para remover a vesícula biliar.

• Liberar o gás do abdômen e feche as incisões com pontos.

Quanto tempo leva a cirurgia de remoção da vesícula biliar?

Uma colecistectomia laparoscópica normalmente leva cerca de 60 a 90 minutos. Seu procedimento pode demorar mais se o cirurgião precisar adicionar etapas adicionais para tratar sua condição. Por exemplo, às vezes eles podem adicionar uma exploração do ducto biliar para verificar se há cálculos biliares ou outros problemas nos ductos biliares . Dessa forma, eles podem tratar essas questões ao mesmo tempo.

O que acontece após a cirurgia de colecistectomia?

Após a cirurgia, você passará algumas horas em uma sala de recuperação enquanto acorda da anestesia. Você receberá analgésicos conforme necessário. Se você fez uma colecistectomia laparoscópica, poderá voltar para casa no dia seguinte.

Vesícula Biliar com pedras