top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr Daniel Hortiz

Será que a cirurgia bariátrica é para você?

Atualizado: 25 de abr. de 2021

Mesmo com o recente e progressivo avanço na quantidade de cirurgias bariátricas realizadas no Brasil (nosso país é o segundo no mundo em número de cirurgias realizadas por ano, perdendo apenas para os Estados Unidos) e no mundo, ela ainda é um tabu para grande parte da população.

Desconhecimento das técnicas utilizadas, memórias negativas da época do início da cirurgia bariátrica há 30-40 anos atrás quando as complicações eram mais graves e frequentes e um certo preconceito em torno da obesidade são fatores que contribuem para essa mistificação do procedimento.

Programas televisivos populares como o Quilos Mortais do Discovery Channel, que explora frequentemente casos extremos, criam a falsa impressão que a Cirurgia Bariátrica é uma alternativa APENAS para casos de super obesidade extrema.

Na realidade, a cirurgia bariátrica e metabólica vem passando por uma grande evolução, principalmente nos últimos 20 anos. Tornando-se cada vez mais segura e eficaz no tratamento da obesidade.

Atualmente é considerada, baseado no resultado de diversos estudos científicos multicêntricos, o tratamento mais eficaz e com melhor resultado para a obesidade e para o diabetes tipo 2.

O advento de vias de acesso menos invasivas como a videolaparoscopia e a cirurgia robótica reduziram drásticamente o trauma cirúrgico, tempo de internação e taxas de complicações cirúrgicas. Além disso, a indústria de materiais médicos vem desenvolvendo equipamentos cada vez mais modernos e seguros para o grampeamento do estômago, intestino, controle de sangramentos, incrementando segurança ao procedimento.

Aliado aos recursos materiais, evoluiu também a padronização técnica e o treinamento dos cirurgiões. Sociedades médicas no Brasil e no Mundo se especializaram nesse tipo de cirurgia e fiscalizam e treinam os cirurgiões para que a técnica seja padronizada e siga critérios bem definidos. No Brasil temos a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, com seus membros cirurgiões especialistas que atestam a qualidade do atendimento e treinamento cirúrgico.



Diante de toda essa evolução e padronização, nos dias de hoje, utilizamos critérios bem definidos para avaliar e escolher quais pacientes são candidatos à Cirurgia Bariátrica.

Dentre eles temos:

  • Histórico de obesidade por pelo menos 5 anos;

  • Tratamento clínico da obesidade sem sucesso por pelo menos 2 anos;

  • Idade superior a 16 anos;

  • IMC (índice de massa corporal) acima de 35 kg/m² associado a comorbidades (por exemplo: pressão alta, diabetes, colesterol alto, gordura no fígado, apnéia do sono, problemas articulares, doença do refluxo, dentro outras)

  • IMC (índice de massa corporal) acima de 40 kg/m² independente de outras comorbidades

Preencher os critérios acima é o mínimo necessário mas não o suficiente para se submeter à cirurgia. Além de preencher os critérios, o paciente deve sempre passar por uma avaliação completa multidisciplinar com: nutricionista, psicóloga, cardiologista, endocrinologista e outros especialistas conforme a necessidade de cada um.



Portanto, se você sofre com obesidade, diabetes ou conhece alguém que está nessa situação o primeiro passo é agendar uma avaliação com um Cirurgião Bariátrico, ele será capaz de orientar qual o melhor caminho para o tratamento, seja ele através de cirurgia para os paciente elegíveis ou encaminhando para equipe multidisciplinar os pacientes que não preenchem os critérios para cirurgia.


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page