top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr Daniel Hortiz

O que é obesidade?



Se os médicos dizem que você é obeso, eles não estão tentando fazer você se sentir mal. Eles estão usando um termo médico específico, obesidade, para falar com você sobre seu peso.

A palavra "obesidade" significa excesso de gordura corporal. Geralmente é baseado no seu índice de massa corporal (IMC), que você pode verificar usando uma calculadora de IMC. O IMC compara seu peso com a altura.

Se o seu IMC é de 25 a 29,9, você está com sobrepeso, mas ainda não obeso. Um IMC de 30 ou mais está na faixa de obesos.


Como a obesidade pode afetar sua saúde

A obesidade pode ajudar a explicar algumas condições que você pode ter, tais como:

  • Pressão alta

  • Doenças cardíacas e derrame (AVC)

  • Diabetes tipo 2

  • Colesterol alto

  • Problemas articulares causados pelo peso extra

  • Dificuldade para respirar, incluindo apneia do sono, em que você brevemente parar de respirar enquanto você está dormindo

  • Cálculos biliares


Pequenas mudanças podem ajudar

A boa notícia é que você pode tomar medidas para perder peso. E perder até um pouco de peso pode fazer uma grande diferença para sua saúde e como você se sente. Você pode não ter que perder tanto quanto você pode pensar para começar a ver benefícios para a sua saúde.

Como começo, procure perder de meio a 1 quilo por semana. Adultos com sobrepeso ou obesidade devem tentar perder de 5% a 10% de seu peso atual ao longo de 6 meses, de acordo com o National Heart, Lung and Blood Institute.

Se você está pronto para começar um programa de perda de peso, peça ajuda ao seu médico para definir metas pessoais e encaminhá-lo para outros profissionais que podem lhe dar dicas e ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Por exemplo, um nutricionista pode ajudá-lo com um plano alimentar, e um fisioterapeuta ou treinador pode ajudá-lo a se mover mais.

Você vai querer progredir de forma constante ao longo do tempo, e fazer mudanças de estilo de vida que funcionam para você a longo prazo. Dessa forma, você pode começar a perder peso e se sentir melhor.


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page