Conheça mais sobre o Sleeve gástrico (gastrectomia vertical)

O que é a gastrectomia vertical?

A gastrectomia vertical é um procedimento para perda de peso que remove parte do estômago e restringe a quantidade de alimentos que podem ser ingeridos. Como outras cirurgias metabólicas, também promove a perda de peso ao alterar os sinais hormonais entre o estômago, o cérebro e o fígado.

Como funciona a gastrectomia vertical?

1. A maior parte do estômago é removida, exceto uma pequena bolsa em forma de manga. Pode conter de 100-200ml e é aproximadamente do tamanho de uma banana.

2. Os pacientes não conseguem comer tanta comida, menos calorias são absorvidas pelo corpo e os sinais hormonais entre o estômago e o cérebro são alterados.

3. Normalmente, os pacientes experimentam perda de peso e melhora na síndrome metabólica e na saúde e bem-estar geral.

Quais são os benefícios para a saúde da gastrectomia vertical?

• Estudos clínicos mostram que os pacientes experimentam uma variedade de benefícios após a cirurgia:

• Uma média de 66% de perda de excesso de peso

• Mais de 70% observaram melhora ou remissão do diabetes tipo 2

• Melhorias significativas na pressão alta, hiperlipidemia, apnéia do sono e dores nas articulações

• Aumento da atividade física, produtividade, bem-estar, oportunidades econômicas e autoconfiança

• Procedimento minimamente invasivo leva a internações hospitalares e tempo de recuperação mais curtos

• Vários pacientes observaram condições de saúde melhoradas ou resolvidas após a cirurgia de gastrectomia vertical:

• Diabetes tipo 2 controlado (45%)

• Pressão alta resolvida (56%)

• O colesterol alto melhorou 8 (77%)

• Apneia obstrutiva do sono resolvida (54%)

Quais são algumas vantagens e desvantagens da gastrectomia vertical?

Vantagens:

• Pode levar à perda significativa de peso (média de 66% do excesso de peso corporal)

• Pode levar a uma melhoria significativa das condições de saúde relacionadas com a obesidade

• Não usa objeto estranho (como a banda gástrica) e não redireciona o trato digestivo (como o bypass gástrico)

• Curtas internações hospitalares e tempo de recuperação devido ao procedimento minimamente invasivo

• Limita a quantidade de comida que pode ser consumida

• Causa alterações significativas nos órgãos digestivos e nos hormônios que resultam na redução da fome e no aumento do metabolismo.

• Permanente (não necessitará de mais cirurgias ou reajustes, como a banda gástrica)

Desvantagens:

• Requer dedicação vitalícia a dietas específicas e rotinas de exercícios

• Permanente (não pode ser revertido)

• Pode levar a deficiências de vitaminas

• Possíveis complicações podem incluir:

• Vazamento gástrico

• Separação de tecido

• Úlceras

• Dispepsia (dor de estômago)

• Dismotilidade esofágica (distúrbios de deglutição)

• Síndrome de dumping

Segurança

A cirurgia metabólica e bariátrica é tão ou mais segura do que outros procedimentos comumente realizados, incluindo a cirurgia da vesícula biliar. Quando realizada em Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, a cirurgia bariátrica e metabólica apresenta taxa de mortalidade de 0,13%. As remoções da vesícula biliar apresentam uma taxa de mortalidade de 0,4%.

Todas as cirurgias apresentam riscos. Esses riscos variam dependendo do peso, idade e histórico médico. Os pacientes devem discutir os riscos com seu médico e cirurgião bariátrico e metabólico